O que é seguro condomínio?

0
924

O que é seguro condomínio?,Poucas pessoas sabem, mas o seguro condomínio é de grande e extrema importância e além do mais a sua contratação é obrigatória por lei, segundo artigo 1.346 que consta no Código Civil. Esse tipo de seguro dá a segurança de que mesmo quando alguma coisa der errado, o prejuízo será o menor possível.

As garantias da contratação desse seguro se estendem para as áreas comuns da edificação, por exemplo, no caso de condomínios horizontais, em que os proprietários adquirem um terreno para depois vir a construir, eles precisam de proteção apenas para as áreas que serão dede uso coletivo.

Que fique bem claro de que tem dois tipos de coberturas básicas, sendo obrigatória a contratação de pelo menos uma dessas. A primeira cobertura é a conhecida como básica simples, ela cobre os danos causados ao condomínio, como por exemplo, em caso de incêndio, queda de raio ou explosão.

O segundo tipo de cobertura é a cobertura básica ampla, a qual engloba todas as ocorrências que possam causar dano ao imóvel, com exceção daquelas expressas em contrato, mas claro se isso for o caso.

Coberturas adicionais

            O que é seguro condomínio?,Como em qualquer outro tipo de seguro, no seguro condomínio, também existem o caso de coberturas adicionais, item que varia de acordo com a necessidade e até mesmo com a preferência do contratante.

Para que você conheça melhor quais são esses adicionais, iremos listar algumas delas abaixo. Vale lembrar que geralmente esses adicionais irão alterar o valor pago pela contratação do seguro.

Essa contratação é feita, caso as coberturas básicas não forem suficientes para garantir a segurança do condomínio contra todos os tipos de riscos aos quais ele está exposto.

Em alguns casos, algumas seguradoras criam apólices diferentes para cada tipo de cobertura, enquanto outras seguradoras incluem todas as proteções em um único documento, por isso fique atendo nessas diversidades de contratos. As coberturas extras mais comuns são:

– Danos corporais e materiais causados aos condôminos ou então causados aos visitantes dos moradores;

– Responsabilidade Civil do síndico;

– Vida e acidentes pessoais de funcionários;

– Vendaval e impacto de veículos;

– Danos elétricos,

– Vidros;

– Roubo ou furto.

Com todos esses pontos que listamos acima, aqui em nosso artigo, ficou claro para você leitor de quais são as coberturas extras mais comuns e mais contratadas nos dias de hoje, quando falamos em seguro condomínio.

Quem pode contratar um seguro de condomínio?

O que é seguro condomínio?,Quando falamos em seguro condomínio, saber certo quem é a pessoa que pode contrata um seguro desse é uma dúvida muito comum.

Que fique bem claro de que em um edifício residencial, a pessoa responsável por contratar um seguro de condomínio é o síndico, onde caberá a ele também todas as multas caso ele não faça esse tipo de contratação, pois como já falamos acima essa é uma obrigação determina por lei.

Esse tipo de decisão é feita em assembleia com a presença de todos os moradores do prédio e que fique bem claro de que a contratação deverá ocorrer em até 4 meses após a concessão do ‘habite-se’, para quem ainda não conhece esse termo, é a permissão para o uso do imóvel, a qual é concedida pela Prefeitura de cada cidade.

Vale lembrar de que existem vários outros tipos de seguro condômino predial, as quais possuem algumas características que são bem mais específicas, como por exemplo, aqueles feitos para condomínios comerciais, condomínios mistos, condomínios de flats e condomínios que possuem shopping centers, afinal, tem essa necessidade de ser mais especifica pelo fato dos conter outros tipos de riscos de acidentes ou então outros tipos sinistro, devido ao tipo de condomínio. Agora que esclareceu O que é seguro condomínio, Acesse a Melhor Seguros para mais informações de todos os seguros em geral.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Deixe seu nome aqui