Plano de saúde ou seguro de saúde: Entenda a diferença aqui

0
412

Seja por causa da violência, por precaução ou porque um amigo passou por momento delicado de saúde, você pensa logo: “preciso garantir um futuro estável para minha família”. Então decide fazer um plano de saúde e se depara com diversas opções e ainda com a possibilidade de aderir a um seguro de saúde. Qual a melhor opção? planos de saúde ou os seguros de saúde? Confira aqui o que cada um tem de melhor para oferecer!

Clique aqui e confira O que é um plano de saúde

O que é planos de saúde ou os seguros de saúde?

Já explicamos aqui na MELHOR SEGUROS o que é um plano, mas tanto os planos de saúde ou os seguros de saúde são sistemas de assistência médico-hospitalar regidos por um contrato específico em que a cobertura e os valores são variados.

Por isso, a indicação de um ou de outro depende do que o cliente procura e quanto está disposto a investir.

Apesar de existirem opções diversas de saúde suplementar, há legislação específica de regulação. Em 2000, a Lei 9.961/00 criou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que fiscaliza as operadoras que oferecem planos de saúde.

No ano seguinte, a Lei 10.185/01 atribuiu também à ANS a fiscalização dos seguros de saúde.

Clique aqui e confira todos os produtos da Melhor Seguro

Entenda agora a diferença entre planos de saúde e os seguros de saúde.

Por que contratar um plano de saúde?

Ao aderir a um plano de saúde, você e seus dependentes – se eles estiverem inclusos no plano – terão direito à rede própria ou credenciada da operadora que você contratou. Para isso, você deve pagar uma mensalidade cujo valor dependerá de fatores, como cobertura, idade e número de dependentes.

De modo geral, as maiores vantagens de ter um plano de saúde estão no conforto, no tempo reduzido de atendimento e na segurança e tranquilidade de poder contar com um serviço de urgência e emergência pronto para atender a sua família. Além disso, os planos de saúde normalmente contam com uma rede diversificada de profissionais, proporcionando atraente custo-benefício, pois você não precisará pagar por cada consulta, se precisar de atendimento de mais de um especialista.

Quais são as vantagens de um seguro de saúde?

A principal vantagem do seguro de saúde – e também o que o diferencia dos planos de saúde – é a liberdade de escolha do médico, da clínica ou do hospital de preferência do segurado. Assim, ao contratar um seguro de saúde, você não estará limitado a uma rede credenciada, pois o seguro tem apenas a função de reembolsar quando você usar um serviço médico.

Nos seguros de saúde, você deverá ser reembolsado ao precisar de uma consulta, uma internação, uma cirurgia, um exame ou qualquer outro serviço, desde que contemplado em seu contrato com a seguradora. Dessa forma, é muito importante estar atento às cláusulas contratuais, uma vez que o seu seguro será determinado por elas.

O que é mais indicado para mim?

Como já dissemos, a escolha entre planos de saúde ou os seguros de saúde é relativa, mas podemos te ajudar. Por exemplo, se você deseja escolher o profissional e a instituição que o atenderá, os seguros de saúde vão atender melhor às suas expectativas. Em contrapartida, se você procura maior segurança na hora do atendimento médico, os diversos planos de saúde são a sua melhor escolha.

E depois de analisar os benefícios de cada um, tome a sua decisão e conte para nós quais motivos foram mais relevantes para a sua escolha.

Clique aqui e saiba mais sobre Planos de saúde oferecerão novos exames 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Deixe seu nome aqui