Quando vale a pena acionar o seguro

0
539

Ser um motorista responsável e cauteloso não é o suficiente para evitar acidentes de transito, principalmente aqueles que envolvem mais de um veículo.”quando vale acionar o seguro”

Para não ter prejuízo na hora do conserto, é imprescindível contratar um seguro, contudo, não é em qualquer situação que devemos acioná-lo. Para saber quando vale acionar o seguro, antes de contatar a seguradora, é necessário avaliar o valor e o custo de solicitação do reparo.

Clique aqui e confira Vale a pena ter um seguro

Quando vale acionar o seguro? Como proceder no caso de uma batida

Ligar para a seguradora, em certos casos, pode ser o último dos passos quando ocorre um acidente. Primeiramente, converse com o proprietário do outro veículo, anote seu nome, telefone de contato e placa.

Registre com fotos a posição dos automóveis, bem como estragos aparentes. Com essas informações, caso o outro motorista seja o culpado, é possível cobrar dele as despesas do conserto ou da franquia do seguro

Se a culpa for de ambos, ou não houver interesse nas duas partes de cobrar o valor do reparo, aí sim o seguro pode ser acionado. “Pode ser”. Antes de ligar para a seguradora é necessário avaliar o dano e de acordo com o valor, pode valer mais a pena pagar do próprio bolso.

Clique aqui e confira todos os produtos da Melhor Seguros 

Se contratou, por que não usar?

Quando comunicamos um sinistro à seguradora e acionamos o serviço é necessário pagar por uma franquia, cujo valor varia entre as agências e de acordo com o carro.

Se o preço cobrado pelo conserto for menor que o da franquia, não compensará então acionar o seguro. Por exemplo, se o valor da franquia for de 2 mil reais, apenas reparos que superem este valor compensam acionar o seguro.

Além de pagar a franquia, existem outros custos a serem considerados. As seguradoras, no ato da renovação do contrato, recompensam quem não se envolveu em nenhum acidente e oferecem descontos no ato da recontratação. Acionar o seguro faz com que o proprietário do veículo perca esse benefício. Ou seja, em caso de batidas mais leves, onde os danos são superficiais como por exemplo amaçados que não comprometem de forma alguma o funcionamento do carro, dificilmente valerá a pena acionar o seguro.

Quando vale a pena acionar o seguro?

Se, após a avaliação do mecânico, o valor for superior ao da franquia deve-se então acionar o seguro. Enquadram-se neste caso danos que podem levar ao mal funcionamento do veículo, colocando a vida do proprietário em risco. Lembre-se de adicionar à conta o desconto oferecido no caso de não usar o seguro durante a vigência do contrato. Caso o preço cobrado seja elevado, negocie as formas de pagamento com o mecânico. O ideal é que o seguro seja guardado para situações extremas, como a perda total e furto.

Manter um carro requer alto investimento e por isso buscamos formas de economizar. Um seguro pode oferecer tranquilidade em caso de imprevistos, porém deve ser guardado para situações que podem envolver grande prejuízo para o proprietário.

Quer saber mais sobre quando vale acionar o seguro e como este investimento valer a pena? Visite o nosso blog e deixe aqui seus comentários.

Clique aqui e confira Quais as melhores empresas de seguro

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Deixe seu nome aqui