Seguro funeral para idosos como funciona?

0
3089

Seguro funeral para idosos como funciona?

Por mais que o assunto cause tristeza, contar com um seguro funerário pode ser mais vantajoso do que se pensa. Não bastasse o momento em que ocorre um óbito ser triste e delicado, os trâmites que envolvem seus diversos procedimentos podem se tornar ainda mais duros quando se junta o despreparo aos altos custos, às rápidas tomadas de decisão e ao tempo escasso.

Para se ter idéia da burocracia que normalmente faz parte desta situação, os processos obrigatórios para o funeral abrangem quatro longos passos até o enterro da pessoa querida, seja ela seu avô ou avó.

Incluem, por exemplo, a liberação de uma declaração de óbito; a procura a uma agência funerária da prefeitura; a escolha do local do sepultamento; e a liberação do corpo. Sem uma assistência funerária, a ocasião pode se tornar ainda mais difícil.

Para quem é beneficiário do INSS tem muitos direitos, além dos deveres. Quanto aos direitos está o auxílio Funeral, usado pelos beneficiários do antigo contribuinte falecido. Para quem perdeu um ente querido é muito difícil em momento de dor pensar de forma racional e lembrar sobre este direito, cabe mais aos parentes próximos lembrarem sobre esse direito.

A lei determina que seja pago ao segurado do regime geral da previdência social que recebam uma quantia mensal o auxílio-funeral e que não deve exceder ao salário mínimo vigente. A concessão deste auxílio também só é dada para quem tenha contribuído ao INSS há pelo menos um ano, e no caso dos dependentes da pessoa falecida e o benefício será de no mínimo um salário mínimo.

Agora veja como funciona e as vantagens de um seguro funerário:

Seguro funerário: o que é e como funciona

O objetivo principal de um seguro funerário, também conhecido por seguro funeral ou plano funerário, é justamente garantir o contrário. Ou seja, um serviço lutuoso completo e simplificado, evitando-se assim maior burocracia, desgaste emocional, de tempo e dinheiro. Em geral, as seguradoras ou bancos especializados neste tipo de assistência oferecem diferentes planos e dão cobertura não só ao titular como também aos familiares, além de contarem com atendimento 24 horas.

Uma vez liberado o atestado de óbito, a equipe da empresa contratada, geralmente treinada para este tipo de situação, passará a cuidar de todos os detalhes e trâmites da cerimônia. Dentre eles, estão: documentação, pagamento de taxas cartorárias, compra da chamada urna mortuária ou locação de jazigo público, preparo (tanatopraxia) e traslado do corpo, custos com sepultamento ou cremação, disponibilização de carro funerário, compra de coroa de flores, limpeza do local do velório etc.

Vantagens de um seguro funerário

O principal benefício de se contratar seguro funerário é, sem dúvida, a comodidade e tranquilidade no momento do óbito, uma vez que a seguradora é responsável e especialista em cuidar de todos os procedimentos. No entanto, como em qualquer negócio, existem os dois lados e a pesquisa é fundamental.

Assim, procure se inteirar não só sobre os valores, mas qual plano ofertado pela empresa se enquadra melhor no seu caso antes de contratá-lo, conhecendo a fundo quais vantagens afinal o seguro funerário poderá lhe oferecer.

Para listamos as principais vantagens da contratação desse tipo de serviço:

  • Planejamento da documentação ao funeral;
  • Sem burocracia ou custos elevados;
  • Funeral de acordo com os desejos do associado e sua família;
  • Oferta de cerimônia adequada por um preço justo;
  • Auxílio de assistentes especialistas habilitados no segmento;
  • Escolha entre sepultamento ou cremação;
  • Não há gastos ou burocracias após o falecimento;
  • Tomada de decisões antecipada que facilitam os trâmites;
  • Planos funerários para diferentes condições de pagamento.

Para muitos ainda pode parecer o contrário, mas o luto e a contratação de um seguro funerário há muito deixaram de ser um tabu. Os ganhos que fazem parte deste tipo de serviço se mostram cada dia mais proveitosos e necessários diante da crescente burocracia e dos elevados custos públicos. Por isso, esteja certo de que prevenir ainda é o melhor remédio.

[vc_cta h2=”Solicite uma Cotação” color=”turquoise” add_button=”right” btn_title=”Solicite uma Cotação” btn_color=”warning” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fmelhorseguros.com%2Fplano-funeral%2F||target:%20_blank”][/vc_cta]

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Deixe seu nome aqui